SOBRE NÓS

Sérgio Azem

Tenho formação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduação em Administração de Marketing pela Escola Superior de Propaganda em Marketing. Conto com experiência executiva nas áreas de Controle Financeiro, Marketing, Produtos e Comunicação, em bancos comerciais e de investimento, Consultoria de Gestão em Negócios, Processos e Pessoas, Treinamento & Desenvolvimento e Coaching e Mentoring  Pessoal, Executivo e Profissional, somando uma jornada de mais de 25 anos atuando em desenvolvimento humano e organizacional.

O investimento permanente em formações, vivências e retiros de autoconhecimento que, somados a outras experiências, têm sido sem dúvida poderosos recursos para minha dedicação ao Desenvolvimento Humano, na vida pessoal e profissional:

  • Certificação Internacional em Coaching Evolutivo Pensamento & Ação – Sociedade Brasileira de PNL – International Association of Coaching Institutes – ICI;
  • Professional & Self Coaching – Instituto Brasileiro de Coaching – IBC;
  • Practitioner em Programação Neurolinguística – Sociedade Brasileira de PNL;
  • Comunicação de Alto Impacto com PNL - Sociedade Brasileira de PNL
  • Pós-graduação em Yoga pelo IEPY – Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga (Prof. Marcos Rojo)
  • Kriya Yoga - Institute de Balighain. Iniciação em Kriya Yoga - Mestre Paramahamsa Prajnanananda
  • Curso Hapiness e Sudarshan Kriya - Fundação Arte de Viver
  • Psicologia Positiva – Instituto Brasileiro de Coaching – IBC;
  • Biopsicologia - Ciência do Corpo e da Mente - Instituto Visão Futuro;
  • Pós-graduação em Psicologia Analítica Junguiana - Faculdade de Ciências da Saúde -FACIS (em formação)
  • Filosofia à Maneira Clássica – Instituto Nova Acrópole.
  • Participação em diversos retiros: Silêncio, Autoconhecimento e Ensinamentos da Sabedoria Ancestral - Templo Zulai e Taikanji, Yoga e Zen Budismo - Prof. Marcos Rojo e Monja Coen, entre outros
  • Grupos de Estudo: PNL-SBPL, Comunicação Não Violenta - CNV, Psicologia Positiva e Inteligência Emocional

MINHA HISTÓRIA

Após um período de 12 anos atuando como executivo do mercado financeiro, a partir de 2002 segui minha em carreira solo em projetos de Consultoria e Treinamento & Desenvolvimento, Técnico e Comportamental . Desde então tenho participado de processos de mudanças organizacionais, como fusões e aquisições, incorporação de novas culturas, modelos de gestão de negócios e pessoas para variadas empresas dos setores de serviços, indústria e comércio.

A minha experiência em contextos de mudanças - duas aquisições e uma fusão, novas culturas e novos modelos de gestão -  aguçou minha curiosidade pelo entendimento da diversidade de pensamentos, emoções, sentimentos e comportamentos das pessoas, grupos e equipes diante das mesmas situações e contextos. Percebi que a dinâmica e a diversidade no mundo corporativo é um celeiro espetacular para a compreensão dos desafios que nós, seres humanos, deparamos em permanentes contextos de mudança. E a mudança interna, para atender nossas necessidades de segurança, pertencimento, autoestima e autorrealização, em ambientes complexos, voláteis, ambíguos e incertos, é o maior desafio. A palavra-chave nessa "realidade" é autoconsciência!

Essa busca crescente pelo autoconhecimento me levou naturalmente para a sabedoria milenar das tradições antigas, e a filosofia e prática do Yoga foi o ponto de partida em 1996, seguida por outras tradições e linhas de pensamento desde então. De fato, em geral as variadas disciplinas contemporâneas de desenvolvimento humano "bebem" nessa fonte para sistematizar o comportamento humano e tornar o pensamento milenar "palatar" e aplicável às nossas experiências de referência.

É o caso da denominação de "Mindfulness" para clássica técnica de foco de atenção no momento presente, condição das práticas meditativas de mestres e sábios das antigas civilizações. A própria prática do Yoga é "Mindfulness", um estado de Atenção Plena aos movimentos por trás de uma importante imobilidade. Os exercícios respiratórios e posturas do Yoga, por exemplo,  são um poderoso recurso para a estabilização da mente e estímulo às regiões cerebrais associadas ao bem estar e criatividade, conforme estudos atuais da neurociência.

Minha experiência pessoal com a mudança, desde decidir seguir carreira no mercado financeiro, apesar da formação em engenharia, passando por cargos executivos e, por fim, decidir seguir carreira solo abrindo mão dessa situação confortável como executivo e participar de projetos de mudança de cultura e modelos de negócios em fusões e aquisições de grandes empresas, me trouxe consciência de como ficamos emocionalmente fragilizados com a saída da zona de conforto, mudança de papéis e desconstrução de uma "identidade".

A lição aprendida: Aprendi que em processos de mudança é fundamental reconhecermos e preservarmos recursos como valores pessoais, capacidades e virtudes, e termos um claro propósito de vida que norteie nossa jornada. Assim podemos transitar de forma consciente e serena pelas várias realidades que se apresentam, com clareza dos nossos objetivos,  papéis e responsabilidades, apesar das incertezas e naturais estados emocionais desconfortáveis.

Compreendi que afinal o que é importante para nós, o que aprendemos e o que queremos é uma decisão individual. Sair da zona de conforto significa continuar aprendendo com os resultados das nossas decisões.

O que somos é muito mais do que simplesmente papéis, responsabilidades, cargos, funções, títulos, rótulos, etc. Tem a ver com a história que queremos contar da nossa própria história!

Assim, venho investigando permanentemente esses temas através de estudos, formações, retiros e vivências  para ampliar o meu entendimento e, principalmente, compreender como a realidade se apresenta a cada momento e fase da minha vida. Em outras palavras, responder às perguntas “Quem sou eu? ” e “Para que vim?”, identidade e propósito de vida respectivamente.

Por iniciativa própria, para promover estados de estabilidade mental e presença em contextos de adversidade, venho experimentando e incorporando recursos e técnicas milenares às várias intervenções que tenho conduzido. Os resultados são efetivos, pois potencializam estados de atenção plena e reflexão, permitindo o reconhecimento de capacidades muitas vezes inconscientes, o que facilita a assimilação de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e a mudança de atitude por meio de novas formas de pensar, sentir e agir.

"A experiência tem me mostrado fortes evidências de que o nosso estado mental e emocional são os componentes primordiais para termos atitudes coerentes em meio às mudanças e adversidades da vida, independentemente do contexto ser pessoal ou profissional."

A aprendizagem com a experiência por todos esses anos, somada à minha união com a Ananura quando nos conhecemos em 2006 na pós-graduação em Yoga, me fez vislumbrar um “portal de oportunidades” e recursos para o desenvolvimento humano.

Assim, decidi seguir minha jornada atuando com atenção especial ao fortalecimento das conexões com a nossa individualidade, como os outros e com o mundo como o caminho mais virtuoso para prosperar diante das inevitáveis e permanentes mudanças que vivemos.

Ana Nunes

Tenho formação em Química Industrial pelo Colégio Industrial Técnico Liceu Eduardo Prado e Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Desde 1991, venho sendo agraciada com a possibilidade de trazer bem-estar às pessoas e grupos através de práticas integrativas de alinhamento corpo e mente, uma trajetória iniciada com a Dança do Ventre.

Atuo como Professora de Yoga desde 2005 com influências do Hatha Yoga, Yvengar Yoga, Vinyasa Flow Yoga e Budismo.

Minha proposta de trabalho é artesanal e sempre foi nutrida pelo princípio de que a beleza das coisas está na leveza do lúdico e na simplicidade. Apesar de sermos todos Um, temos nossas individualidades. Sendo assim, utilizo ferramentas e ritualísticas alimentadas pela raiz dos conhecimentos ancestrais e contemporâneos.

"Assim como rios que saem da mesma fonte e desaguam em um oceano de possibilidades, na minha jornada, a combinação da Dança do Ventre com o Yoga e outras terapias integrativas, e a incursão pelo Budismo e outras tradições, têm sido poderosas ferramentas para nos conectar com o nosso melhor e prosperar." 

Principais formações e atividades que vêm facilitando meu caminho:

  • Introdução à Educação Física e Caracterização da Profissão – FMU
  • Pós-graduação em Yoga pelo IEPY – Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga;
  • Especialização em Vinyasa Flow Yoga – Lygia Lima
  • Kriya Yoga - Institute de Balighain. Iniciação em Kriya Yoga - Mestre Paramahamsa Prajnanananda
  • Curso Hapiness e Sudarshan Kriya - Fundação Arte de Viver
  • Teaching for Students from Southeast Asia by His Holliness the 14th Dalai Lama – Heart Sutra and 37 Practicess of Bodhisattvas - Dharamsala India;
  • Terapias corporais e de energização:
  •  Terapêutica Indiana – Yoga Massagem Ayurvédica e Indiana Tântrica – Humaniversidade Holística
  •  Reiki I e II – Humaniversidade Holística –Centro Budista Tantrayana Madhyamika
  •  Thai Yoga Massagem – International Training Massage School – Thailand
  •  Reflexologia Podal Tailandesa - International Training Massage School – Thailand
  •  Terapia das Pedras Quentes – Ala Szerman
  •  “Mohiniyattam Indian Dance and Cooking” – Vijnana Kala Vedi Cultural Centre – Kerala, India
  •  Terapia Integração Craniossacral –Instituto da Quietude Dinâmica

 

Formações, Workshops e Vivências em Dança:
  • Expressão Clássica Dança Oriental e Técnica Percussiva” – Amany
  • Danças Folclóricas do Egito e Dança Oriental – Shokry Mohamed
  • Ritmos, Expressão do Baladi (Dança do Ventre Egípcia) – Hossam Ramzy
  • Danças do Maghreb e da Pérsia – Cathy Selford (Vashti)
  • Dança do Ventre e Folclóricas –Mahmoud Reda(Egito),Yousry Sharif, Saída e Mario Kirlis
  • Dança do Ventre–Samara e Setrak Sarkissian
  • Technique of Isadora Duncan – Lori Belilove
  • Dança Oriental, Técnicas de Quadril e Khaleege – Lulu Sabongi
  • Dança Tribal – Joline Andrade

Biopsicologia - Instituto Visão Futuro - Susan Andrews.

MINHA HISTÓRIA

Minha maior realização no início do meu caminho foi a experiência da maternidade que me fez sentir muito cedo, a partir dos 20 anos, a doce responsabilidade de conduzir de uma forma profunda e leve dois seres humanos que vieram das minhas entranhas.

Segui minha jornada numa busca incessante pelo conhecimento, tendo como partida uma formação como química industrial. Contudo, havia algo que me empurrava para outros caminhos quando encontrei a sociologia...

O tempo passava e naturalmente me vi num caminho que me trouxe muita alegria: lá estava eu, no papel de instrumentadora cirúrgica, levando a atenção dos pacientes para intenção positiva da fragilidade do momento. Tudo sempre através de uma conversa que brotava naturalmente para tranquiliza-los antes da cirurgia.

Pelas trilhas que caminhei, uma forte conexão com a dança seguia presente na minha vida. A experiência evidenciou o poder dessa arte como recurso que proporciona flexibilidade e força para lidar com adversidades da vida.

Em meio a essas adversidades, em 1991, me vi numa encruzilhada quando fui conduzida efetivamente, como uma intenção divina, a trazer para outras mulheres os mesmos benefícios que experimentava: Fui convidada a ministrar aulas de Dança do Ventre.

O bem-estar que sentia e proporcionava às minhas alunas me levou a aprofundar cada vez mais na arte milenar desta dança. Sentia um círculo virtuoso que se formava através de movimentos mentais e corporais que nos levavam a um estado de harmonia, sintonia e conexão.

E este percurso abundante de flexibilidade e vitalidade me levou ao encontro do Yoga em 1996,

 potencializando os recursos já proporcionados pela dança.

O encontro destas poderosas ferramentas me permitiu conduzir a vida pessoal e profissional ainda com mais leveza e profundidade.

O meu universo foi prosperando e venho agregando outros recursos a essa jornada com o propósito de trazer bem-estar às pessoas, quaisquer que sejam seus momentos e contextos de vida.

Os ventos me levaram ao encontro do Sergio durante a pós-graduação em Yoga.

O Yoga nos uniu e dessa união germinou, e culmina com o nascimento da AAzem Desenvolvimento Humano.

 

Além da nossa equipe, formada pela Ananura e Azem, temos uma conexão importante com muitas pessoas e parceiros competentes tecnicamente, com o mesmo propósito, propostas, experiências e muita história positiva para contar. A força dessas conexões nos dá recursos extraordinários para compormos artesanalmente soluções singulares em prol do Desenvolvimento Humano, em qualquer fase da vida, e em quaisquer contextos, sejam pessoais ou profissionais.